Dicas de Segurança

Cada vez mais o consumidor adere às lojas virtuais para fazer compras. O ato de comprar pela internet requer cuidados, alguns deles simples, mas que vão determinar o sorriso ou as lágrimas no pós-venda.

Entre esses cuidados para comprar pela internet com segurança estão conhecer a legislação consumerista – o Código de Defesa do Consumidor também rege as negociações dos dois lados do balcão virtual -, outras normas legais, informações sobre a loja, sobre o produto, sobre a entrega, a devolução, o pagamento, etc.

Para ajudar o consumidor a comprar pela internet, vários Procons do País mantêm lista com o nome dos sites que precisam ser evitados uma vez que já foram reclamados por muitos compradores.

Há também um decreto presidencial que regulamenta o comércio eletrônico no País. E o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão vinculado à Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon-MJ), em 2010 criou diretrizes que protegem o consumidor que compra pela internet.